top of page

Rafael

Destaque

Como construir um currículo acadêmico sólido e realista

O currículo acadêmico pode não parecer grande coisa agora se você for um ingressante da faculdade de medicina, mas ele se prova importante no decorrer do curso. Para além de um gabarito de atividades, o currículo conta a sua história na graduação de forma técnica, e quem detém mais informações no início de tudo sai na frente dos outros.




Explore as oportunidades


A faculdade não é apenas um ambiente de aprendizado passivo sobre matérias essenciais para a prática médica. Toda atmosfera acadêmica proporciona um conjunto de atividades que possibilitam ao aluno a moldagem do profissional e sua história, sendo elas baseadas no tripé ensino-pesquisa-extensão.




Explore todas as possibilidades desse universo. Pesquise bastante nesse comecinho sobre pesquisas científicas, procure ligas acadêmicas da sua faculdade e projetos que te levem pra fora da sala de aula e te ajude a desenvolver habilidades e conhecimentos extras valiosos.




Residência médica


Além da importância de construir uma boa base de conhecimentos, a construção curricular é importantíssima para atingir um objetivo que é o de muitos alunos: a residência médica




A maioria dos editais de residência também avaliam o currículo acadêmico. É interessante que você procure vários editais, mesmo que não tenha a menor ideia sobre qual residência ou área deseja se especializar, uma vez que você começará a formar uma noção sobre o que pontua ou não na maioria dos editais.




Dando um pequeno spoiler: a maioria deles confere pontuações em participação em ligas acadêmicas, projetos de pesquisa, projetos de extensão, publicação de artigos, resumos, apresentações em congressos dentre outros. Além disso, algumas conferem pontos até em atividades esportivas como a USP. Portanto, comece a analisar o que já está ao seu alcance para começar a sua construção.




Não se desespere


Não chegue com muita sede ao pote. Saiba que você possui 6 anos, sendo os primeiros 4 essenciais para essa construção. Portanto, não entre em várias ligas aleatoriamente já no início ou se comprometa com vários projetos (até porque há um limite de participações e pontuações previsto nos editais).




Entenda que tudo deve ser uma construção gradual e que você está contando sua história acadêmica. Se aplique para aquilo que chame seu interesse que você quer aprender mais sobre. Procure orientadores de pesquisa em áreas que você talvez tenha mais interessante. Procure ligas acadêmicas que te trarão aprendizados palpáveis (não adianta querer entrar numa liga de neurocirurgia sem entender nada de anatomia, por exemplo).




Dicas Extras


De forma mais objetiva, listamos aqui algumas dicas que podem te nortear:


  • Se você estiver no início da faculdade, procure ligas que aceitem calouros, como ligas de anatomia ou algumas de habilidades médicas. Essas vão te ajudar bastante em conhecimentos iniciais da medicina e você já pode dar um check na sua lista!

  • Vá na coordenação do curso e pergunte onde fica o setor de extensão e pesquisa da sua faculdade. Depois se dirija a esses setores e tire suas dúvidas sobre ligas que estão em atuação na universidade, projetos de extensão, simpósios sobre os temas etc. Aproveite para criar solidez sobre esses conhecimentos!

  • Siga vários veículos de notícias e instagrammers que tratem sobre o assunto para ir ficando por dentro de oportunidades de eventos, simpósios, congressos, abertura de editais de pesquisa, dentre outros!

  • Networking é a ferramenta do sucesso! Converse com seus veteranos e professores, demonstre interesse em participar de tais atividades. Muitas vezes, as oportunidades estão aí para quem fala sobre elas!



Ah! Não se esqueça: guarde todos os seus certificados! Se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário que a gente te responde!😉

Posts Relacionados

Destaque

De La Mancha

Diretoria anuncia seleção para Futsal Fem e Masc

De La Mancha

De La Mancha

Veja como foi a Segunda Edição do Interatléticas!

De La Mancha

De La Mancha

As Cheerleaders De La Mancha abrem seleção para o ciclo 2023

bottom of page