top of page

Rafael

Dicas

5 Dicas Essenciais para um Calouro de Medicina





Ser calouro é um uma aventura que ninguém te conta como é até você embarcar nela. O ingressante de medicina entra na faculdade em meio a uma empolgação absoluta e também com uma sensação de não saber quase nada desse novo mundo (ainda) inexplorado.


É por isso que aqui vão 5 dicas essenciais pra te deixar um pouco atualizado do que fazer ou não:


1. Seja Participativo


A faculdade no começo causa um brilho nos olhos de quem é marujo de primeira viagem. Aproveite cada segundo, seja um calouro empolgado, participe das atividades da sua atlética, do trote, das festas e aproveite esses momentos pra criar conexões. Elas vão ser importantes tanto pro social da coisa quanto pra ter sempre contatos quando precisar de ajuda aqui ou ali em relação ao curso




2. Equilibre o melhor dos dois mundos


Há quem entre com tudo nas festas e esquece que medicina não é um festival e há quem entre achando que agora é momento de focar nos estudos e nada mais. Se acalme, pequeno gafanhoto, o mundo não vai terminar se você se permitir ir pras festas. São 6 anos e você vai cansar muito rápido se não aproveitar esse momento pra ter novas experiências, mas nada de ignorar os estudos, é importante lembrar que os conhecimentos de base vão te salvar e muito no ciclo clínico, principalmente em fisiologia, anatomia e imunologia.




3. Currículo


Se você já ouviu falar sobre residência médica e não faz ideia do que seja, continua por aqui. A residência médica é um dos caminhos pelos quais uma pessoa pode obter formação pra se tornar um especialista como um cardiologista o ginecologista, etc. Pra ser aprovado(a), no fim do curso você pode prestar várias provas a depender de onde quer se especializar, e em muitas faz parte da pontuação a arguição curricular.




O currículo acadêmico é a sua história na formação médica, nele você terá registrado seus cursos extracurriculares, projetos de pesquisa, participação em ligas acadêmicas, diretórios acadêmicos, atlética etc. É importante que você já se planejar em como construir desde o começo, pra não ficar desesperado lá no final.




Dica de ouro: guarde todos os certificados no computador e numa pasta.




4. A faculdade não vai te dar tudo


Se você ta achando que sua faculdade vai ser perfeita em te entregar 100% dos assuntos, você está errado. Nenhuma faculdade é perfeita, haverão deficiências em todas elas, melhor do que se frustar por estar insatisfeito com algo é você mesmo entender que tudo depende muito mais do seu esforço do que de qualquer coisa.




5. Seja curioso


Não tenha medo de perguntar, acompanhar, pesquisar. Muitos criticam a empolgação do calouro, mas ela pode te alçar pra lugares incríveis, então abrace seu status e seja curioso, pergunte sobre plantões, tire dúvidas, vá na coordenação e não fique com incertezas por pura vergonha


Gostou das dicas? A De La Mancha mima muito seus calouros! Manda esse artigo pro seu amigo desesperado que acabou de iniciar junto com você!

Posts Relacionados

Destaque

De La Mancha

Diretoria anuncia seleção para Futsal Fem e Masc

De La Mancha

De La Mancha

Veja como foi a Segunda Edição do Interatléticas!

De La Mancha

De La Mancha

As Cheerleaders De La Mancha abrem seleção para o ciclo 2023

bottom of page